Setembro Amarelo termina com atividades na praça Arthur Thomas

Por Redação
28/09/2018 14:56
Atualizado há 6 anos ago
5447192045bae6aea7497c1.47485137

A campanha Setembro Amarelo chega ao final nesta sexta-feira, 28, com uma grande ação na Praça Arthur Thomas. Considerado um grave problema de saúde pública, que envolve questões culturais, sociais, históricas, psicossociais e ambientais, o suicídio e as medidas de prevenção foram temas de várias atividades preparadas pela Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, levando a população a refletir sobre o assunto em diversos ambientes.

“Todos concordam que o suicídio pode e precisa ser prevenido através de intervenções oportunas, com base em práticas confiáveis”, lembra a secretária da Saúde, Cecília Cividini. “Embora fatores de risco e a prevenção ao comportamento suicida sejam temas complexos, é preciso fazer algo concreto e a campanha tem esse objetivo”, continua a secretária.

A coordenadora de Saúde Mental da secretaria, psicóloga Cátia Faquinete, convida a população para a última ação do Setembro Amarelo. “Teremos tendas na praça das 9h às 11h30 desta sexta, com orientações em psicologia, nutrição, enfermagem, esporte e lazer, num ambiente montado com todo o carinho para esclarecer as dúvidas da comunidade”, afirmou. Além disso haverá pipoca e algodão-doce para os visitantes, panfletagem, aferição da pressão arterial e outros serviços na área de saúde.

Na campanha, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Umuarama conta com diversos parceiros – como os cursos de Nutrição, Enfermagem e Psicologia da Universidade Paranaense (Unipar), o curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Hilda Kamal, a Secretaria de Esporte e Lazer do município e os centros de atenção psicossocial Caps AD (Álcool e Drogas) e Caps II.

Cátia Faquinete lembra que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano, no mundo todo – o que representa uma morte a cada 40 segundos. “O suicídio, infelizmente, registra crescimento expressivo em muitos países. No Brasil, os números também são alarmantes”, acrescenta. A campanha começou no último dia 6 e contou com panfletagens e palestras para diversos públicos.

Houve palestras na Associação de Apoio a Promoção Profissional do Adolescente (Apromo) para pessoas em situação de rua; no Centro da Juventude e na Guarda Mirim, para adolescentes; e na Casa da Sopa, para usuários deste serviço social. Beneficiários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tiveram um momento no Centro da Juventude. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) e o Centro de Convivência do Idoso também tiveram atividades.

Na última semana, a psicóloga Elaine Cristina Rosa falou a um grupo de mulheres no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. As psicólogas Maria Cleide Coelho e Raquel Alvarez abordaram o tema com adolescentes no Abrigo Tia Lili. Alisson Rodrigo Dias da Rocha e Rebeca Furquim de Oliveira (estagiários de Psicologia) visitam o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) para conversar com as usuárias.

Veja também

Agência Nacional do Petróleo fiscaliza postos de combustíveis em Umuarama
Há 19 horas ago
Ladrão invade clínica odontológica em Umuarama, foge da polícia e cai de telh...
Há 20 horas ago
Polícia Civil prende comandante do tráfico e apreende armas durante operação ...
Há 21 horas ago
Polícia Civil deflagra Operação Cerco contra tráfico de drogas e outros crime...
Há 23 horas ago
Outono terá temperaturas mais amenas do que 2024 e chuva abaixo da média no P...
Há 23 horas ago
Banda da Polícia Militar vai abrir o Rodeio da Expo Umuarama 2025
Há 2 dias ago
Umuarama 17°
Sunny

Manutenção

Estamos em atualização