Dezenas de pessoas na faixa dos 60 anos ou mais participaram da palestra sobre sexualidade da pessoa idosa na manhã desta quarta-feira, 3, no salão de eventos do campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar). A psicóloga, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Unipar, Danielle Jardim Barreto, abordou alguns mitos, verdades e perigos do prazer na terceira idade, de forma bem didática e respeitosa, esclarecendo muitas dúvidas dos participantes.
A palestra é parte das ações da semana em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). Representando o prefeito Celso Pozzobom, que não pôde participar, a secretária Izamara Amado de Moura (Assistência Social), demonstrou alegria em poder reunir um grande número de pessoas nesta faixa de idade com motivos para comemorar.
“Além da experiência de vida, das muitas histórias que todos temos para contar, é importante destacar que hoje o idoso vive com mais qualidade de vida. A Prefeitura de Umuarama, com várias parcerias, especialmente com as secretarias de Saúde e de Esporte e Lazer, oferece atividades diárias de socialização, lazer, saúde preventiva e convivência, com o apoio do prefeito Celso Pozzobom”, apontou Izamara.
Além disso, continua a secretária, “devemos lembrar que para o amor não há idade. Amar também é cuidar, conviver bem, manter uma vida agradável a dois, e esta palestra mostra que a idade não deve ser barreira para uma vida saudável”, completou. A presidente do CMDI, professora aposentada Sebastiana Ruiz Garcia, agradeceu a presença de todos – participantes e autoridades – e destacou que vê nos olhos do idoso “a luz da sabedoria, da experiência e da esperança”.