A Prefeitura está realizando uma série de intervenções e adequações no sistema de drenagem pluvial no entorno do Lago Tucuruvi, para resolver o problema constante de alagamento em dias de chuva forte e reduzir os prejuízos causados ao pavimento, pelas fortes enxurradas. O secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos Isamu Oshima informou que, por determinação do prefeito Celso Pozzobom, novos ramais de galerias pluviais, bocas de lobo e “mata-burros” estão sendo implantados para melhorar a captação de água da chuva.
Uma empresa contratada pelo município implantou duas tubulações de 20 e 70 metros de extensão, com tubos de 80 cm de diâmetro. Para coletar a água foram construídas três bocas de lobo com grande abertura em cada rede, e ainda três poços de visita (PV) para conexão com as galerias existentes, tudo isso na parte final da rua Diamante, que divide os bairros Conjunto Ouro Branco, Jardim Jaborandi e Conjunto Residencial Independência.
“Essas intervenções são necessárias para resolver problemas pontuais e também para ajudar a preservar o lago do assoreamento. A região recebe uma grande quantidade de enxurradas nos períodos chuvosos e as galerias pluviais nem sempre suportam todo o volume, por isso é necessário esse reforço, aumentando a capacidade”, completou o prefeito Celso Pozzobom.
“Com a implantação dessas galerias, vamos levantar o leito no final da rua Diamante e preparar para pavimentação dos cerca de 130 metros de terra que ainda restam, entre as ruas São Cipriano e Nossa Senhora de Guadalupe, entre a sede da associação dos moradores e o contorno do Lago Tucuruvi”, explicou. Segundo o prefeito Pozzobom, as redes de galerias pluviais ajudam também a preservar a qualidade da água da represa, pois conduzem a água das chuvas para a parte de baixo da barragem, diretamente no Córrego Tucuruvi.
Além das galerias, o serviço inclui a implantação de quadro “mata-burros” em formato de grelha com trilhos, com grande capacidade de captação de água – dois deles na Rua Diamante, outro na Rua Califórnia (próximo à esquina com Rua Pato Branco) e o último na Rua Esmeralda.