Durante o atendimento de uma denúncia no município de Mariluz, na tarde desta quarta-feira (25), a equipe da Polícia Ambiental de Umuarama flagrou uma mulher de 55 anos mantendo em cativeiro 16 (dezesseis) aves da fauna silvestre brasileira, sendo 01 (um) periquito verde, 02 (dois) papagaios verdadeiros, 13 (treze) maracanãs-nobre, todos sem licença da autoridade competente para essa finalidade.
Ainda no decorrer da diligência, a equipe policial localizou uma espingarda de calibre 22, com uma munição, igualmente sem documentação legal. Em razão dos crimes constatados, a infratora foi presa e encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste, juntamente com a arma e a munição, sendo então autuada em flagrante na esfera criminal.
Administrativamente, contra ela foi lavrado um Auto de Infração Ambiental pela manutenção das aves em cativeiro, no valor de R$8.000,00 e as aves foram apreendidas e encaminhadas ao IAT (Instituto Água e Terra) a fim de triagem e possível reintrodução em seu habitat natural.