Após o recebimento de uma denúncia anônima, a equipe da Polícia Ambiental de Umuarama deslocou até o município de Maria Helena, em uma propriedade rural, a fim de averiguar possível cometimento de crime. De acordo com o denunciante, o proprietário de uma fazenda estaria suprimindo vegetação nativa, serrando as toras e transformando-as em madeira processada.
Além disso, o infrator faria o transporte para outro imóvel rural, igualmente de sua propriedade, a fim de ocultar o crime e utilizar a madeira posteriormente. Já no local, a equipe imediatamente avistou madeira nativa serrada em tábuas e vigas da espécie Peroba, além de algumas cascas da árvore e pó de serra pelo chão, justamente em um local de terra mexida por maquinário, indicando que houve uma tentativa de esconder tais resquícios, enterrando-os.
No local não havia mais os maquinários utilizados, mas havia rastros de caminhão, indicando que parte da madeira já poderia ter sido removida dali. Desse modo, a equipe efetuou a apreensão imediata da madeira que ali se encontrava e, diante da informação recebida na denúncia de que a madeira seria transportada para a outra fazenda, no município de Ivaté, a equipe se deslocou até lá a fim de averiguar.
Já nessa segunda propriedade, a equipe avistou grande quantidade de madeira nativa serrada, incluindo vigas, ripas, caibros e dormentes das espécies Peroba, Ipê e Canafístula. O caseiro dessa fazenda informou aos policiais que a madeira era de responsabilidade do proprietário do imóvel, que será identificado e autuado na sequência. Isso porque era prioritário fazer a apreensão e o transporte imediato de toda a madeira apreendida para a sede do Pelotão de Polícia Ambiental em Umuarama. Para isso, as equipes contam com o apoio do caminhão guincho do 25º BPM e também de um caminhão e de funcionários cedidos por um empresário. Desse modo, a equipe policial encontra-se no momento efetuando a carga da madeira nas duas fazendas e providenciando o transporte para o 2º Pelotão em Umuarama, onde será contabilizada e possibilitará o enquadramento criminal e administrativo dos envolvidos.