Governador do Estado do paraná, Ratinho Junior, lidera o ranque de melhor gestão estadual após a realização de uma pesquisa. Ratinho Junior teve uma aprovação de cerca de 81%.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, alcançou 81% de aprovação, o que o coloca no topo da avaliação de governadores em todo o Brasil, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest, que foi divulgada na última quinta-feira, dia 27. O índice representa a maior aprovação registrada por ele desde o início da pesquisa, em julho de 2024.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro e ouviu 1.104 pessoas no Paraná. Com isso, houve também amostras em outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás e Pernambuco. Com 81% de aprovação, Ratinho Junior lidera avaliação de governadores.
Ao todo, foram ouvidas entre 1.104 a 1.644 pessoas por cada estado, alvo da pesquisa. De acordo com os dados, Ratinho Junior supera outros governadores do Sul e Sudeste, como Eduardo Leite do Rio Grande do Sul, com 62%, Romeu Zema de Minas Gerais, com 62%, Tarcísio de Freitas Estado de São Paulo, com 61%, e Claudio Castro do Rio de Janeiro, com 42%. No cenário nacional, ele também bate a aprovação de Jerônimo Rodrigues, da Bahia, com 61%, e Raquel Lyra, de Pernambuco com 51%.
A pesquisa revela que o desempenho do governador paranaense é destacado em diversas áreas de gestão, com 66% de aprovação em educação – área considerada a melhor do Brasil pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Esse índice é o maior das regiões Sul e Sudeste. Além disso, Ratinho Junior obteve 65% de aprovação nas políticas de geração de emprego e renda, e 61% em infraestrutura e mobilidade, áreas em que lidera a avaliação entre os governadores analisados.
Outro dado relevante da pesquisa é que 78% dos paranaenses acreditam que o estado está em situação melhor do que os demais, o maior índice de otimismo no Brasil. A pesquisa também indica que 67% dos paranaenses acreditam que Ratinho Junior conseguirá eleger um sucessor para o governo do estado.