Pedir ou sugerir voto pela internet e redes sociais neste domingo é crime eleitoral

Por Redação
07/10/2018 10:59
Atualizado há 6 anos ago
2008482795bba112f966719.92208713

É proibido fazer propaganda política, tanto em relação a partidos quanto a candidatos, neste domingo (7). A determinação está descrita no artigo 81 da resolução nº 23.551, do Tribunal Superior Eleitoral.

Na prática, isso quer dizer que quem quis angariar votos para algum candidato teve até às 23h59 de sábado para tentar convencer parentes e amigos em redes como Facebook ou WhatsApp. Isso também vale para o pedido de voto nulo ou branco.

Quem infringir esta determinação poderá ser punido com “detenção de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50”, de acordo com a lei.

Os posts que foram publicados antes de domingo não precisam ser apagados. É permitido, no entanto, a manifestação de seu apoio a propostas de partidos e candidatos de forma considerada silenciosa, sem pedir votos. Isso também vale fora das redes, sendo válido o uso de roupas, bonés ou adesivos com o nome e o número do candidato. “A publicação, simplesmente, não configura qualquer infração. O que não pode é haver impulsionamento de publicações a respeito de candidatos nesse domingo”, explica Savio  Chalita, mestre em Direito e professor de Direito Eleitoral. Vale lembrar ainda que fazer selfies com a urna eletrônica também é proibido e quem for pego fazendo isso pode ser preso em flagrante.

 

Com informações A Tribuna

Veja também

Morador de Cafezal do Sul é morto por golpes de faca após discussão por causa...
Há 8 horas ago
Morador de Cafezal do Sul é morto por golpes de faca em via pública
Há 10 horas ago
Aciu orienta empresários sobre acessibilidade no comércio
Há 14 horas ago
Ministério Público denuncia por homicídio com dolo eventual motorista que atr...
Há 16 horas ago
Fim de semana continua com tempo instável em Umuarama e região
Há 17 horas ago
Drogas são encontradas em vaso sanitário durante prisão de acusado de estupro...
Há 17 horas ago
Umuarama 11°
Mist

Manutenção

Estamos em atualização