Paciente transplantado há 31 anos se encontra sem medicação de uso diário por falta de distribuição da 12ª Regional de Saúde

O processo licitatório para aquisição da azatioprina restou deserto e está tramitando novo processo em caráter de urgência.

Por Redação
18/04/2024 08:06
Atualizado há 2 semanas ago

Arlindo Aparecido de Freitas recebeu o transplante de rim há 31 anos, desde então o uso de medicações diárias é essencial para o pleno funcionamento do novo órgão. Porém, nos últimos dias, a falta de distribuição dos medicamentos tem colocado a saúde do paciente em risco. As medicações Ciclosporina e Azatioprina, são de uso diário e foram incluídos na rotina de Arlindo desde o transplante, realizado há 31 anos quando ele tinha 26 anos de idade.

Arlindo também faz uso de uma bolsa de colostomia, que é o procedimento realizado para exteriorizar uma parte do intestino grosso por meio da parede abdominal. Da mesma forma dos medicamentos ele foi informado que a bolsa também não está disponível para distribuição.

Por meio de nota a 12ª Regional de Saúde, que é responsável pela distribuição da medicação informou:

“A Sesa informa que há um desabastecimento pontual no fornecimento dos medicamentos azatioprina e ciclosporina. O processo licitatório para aquisição da azatioprina restou deserto e está tramitando novo processo em caráter de urgência. Quanto a Ciclosporina, aguarda-se a entrega do medicamento pelo fornecedor. Assim que os medicamentos forem recebidos serão distribuídos as farmácias para dispensação aos pacientes. O paciente pode verificar com o médico a troca por outro imunossupressor disponível no SUS.”

Também por meio de nota, a Secretaria de Saúde, que é responsável pela distribuição da bolsa de colostomia disse:

“O Setor de Assistência em Saúde informa que dispõe de Bolsa Coletora de Ostomia Modelo Sensura 152026, similar a solicitada pelo paciente, Alterna 17441, com as especificações que atendem a necessidade do mesmo: convexa, recorte 15-43mm, com válvula de drenagem. Em tempo, a coordenação do Setor de Assistência enfatiza que preserva pelo bem estar e qualidade de vida dos pacientes ostomizados, com oferta vasta de produtos que facilitam o cotidiano dos mesmos.”

Após gravarmos com Arlindo ele nos informou que recebeu uma ligação da secretaria de saúde pedindo para que ele fosse pessoalmente realizar uma avaliação com a enfermeira estomaterapeuta para que ela pudesse auxilia-lo a utilizar o modelo similar.

Veja também

Casal é desencarcerado e três crianças ficam feridas após motorista perder o ...
Há 2 horas ago
Idosa vítima de acidente, na saída para Xambrê, em Umuarama morre no hospital 
Há 3 horas ago
Colisão frontal entre carros na PR 323 em Perobal termina com uma pessoa mort...
Há 21 horas ago
Garantimos a integridade física dele o convencendo a se entregar, disse coman...
Há 1 dia ago
Ex-namorado que mantém grávida refém em Umuarama tem 7 passagens policiais e ...
Há 1 dia ago
Loja do ramo de material de construção é arrombada e 5 mil reais em dinheiro ...
Há 1 dia ago
Umuarama 34°
Partly Cloudy

Manutenção

Estamos em atualização