Obras de revitalização da praça Santos Dumont deverá ocorrer em 90 dias

Por Redação
01/10/2018 11:44
Atualizado há 6 anos
14693708865bb230b56cb174.99831003

O prefeito Celso Pozzobom assina, na próxima terça-feira, 2, às 9h30, a ordem de serviço para a revitalização da Praça Santos Dumont. O ato será realizado ao lado do obelisco, com a presença de diversas autoridades locais, vereadores, representantes de entidades e do comércio local. A obra será executada pela OSL Infraestrutura e o custo definido na licitação foi de R$ 1 milhão 589,7 mil, com prazo de execução de 90 dias.

O projeto para revitalizar a principal praça de Umuarama foi apresentado em audiência pública e debatido com lideranças da comunidade, com a proposta de modernizar o logradouro sem alterar a sua configuração original. “Precisamos respeitar e valorizar a tradição, mas ao mesmo tempo adequar o espaço para a realidade atual, as mudanças que a cidade sofreu ao longo de décadas. A praça hoje é um grande espaço pouco frequentado pela população. Com as mudanças, opções de atividades e melhor acessibilidade, queremos torná-la novamente um ponto de encontro e convívio para os umuaramenses”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

O conceito adotado para a obra – pelos arquitetos Febo de Carvalho Júnior e Pedro Carvalho – não altera a configuração da praça, mas enaltece o que está construído. O foco das intervenções foi o usuário. Em alguns canteiros haverá áreas de travessia elevadas e iluminadas, em outros permanecerá a faixa de pedestre. O espaço entre os canteiros e a praça será diminuído para conforto do usuário e disciplina do trânsito. A praça terá concregrama (piso com grama) de um metro de largura em todo o entorno, forçando o pedestre a atravessar no local determinado.

“Com a revitalização, a praça ganhará vários tipos de luzes. Nos espaços verdes, serão instalados 200 postes balizadores metálicos, com resina na ponta. Os degraus terão iluminação em ‘espelho’ nas escadas. Nos bancos as luzes serão embutidas e o monumento central terá piso iluminado e refletores para exaltar o obelisco”, acrescentou o secretário Isamu Oshima, de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos.

A cobertura do palco atual será relocada para a área mais alta da praça, sobre o prédio, gerando um espaço de convivência, enquanto o palco se destinará ao hasteamento de bandeiras e eventos abertos. A Santos Dumont vai ganhar um café e o Google Education, um espaço para estudos e cursos.

Na parte inferior a praça ganhará uma pista de skate e um muro artístico, além da árvore digital – equipamento para distribuição de Wi-fi. “A praça ainda contará com acessibilidade, corrimão em todas as escadas, equipamentos para criança e academia da terceira idade (ATI), tornando-se mais atrativa para a população”, finalizou o prefeito.

Veja também

Homem de 49 anos é encontrado por vizinhos em óbito com ferimento na cabeça a...
Há 5 horas
Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas após ação conjunta da PRF e ...
Há 6 horas
Ladrão furta mais de dois mil reais de idoso de 90 anos em Cruzeiro do Oeste
Há 7 horas
Acordando cansada? Confira agora dicas para ter mais disposição
Há 7 horas
Como Adotar Hábitos Transformadores para Alcançar seus Objetivos
Há 7 horas
Como organizar tempo e tarefas do seu dia a dia? Confira algumas dicas nesta ...
Há 7 horas
Umuarama 24°
Sunny

Manutenção

Estamos em atualização