O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal da Assistência Social, Izamara Amado de Moura, entregaram certificados a um grupo de moradores de rua assistidos pelo Centro Pop que participou do curso de operador de trator agrícola, na tarde da última sexta-feira, 26, no gabinete do Executivo. O aprendizado é uma oportunidade para pessoas em situação de rua busquem uma mudança na condição de vida.
Agradecendo à dedicação dos instrutores Roger Bruno Giopatto e a psicóloga Francielle Nelli Palma, além de toda a equipe do Centro Pop e o apoio do prefeito Pozzobom, a secretária Izamara destacou que o momento é especial, pois mostra uma ação que vai além do atendimento padrão oferecido a esse público. “O pessoal do Centro Pop está fazendo mais do que as suas atribuições, trabalhando para dar esperança de futuro aos atendidos, dar uma opção de mudança de vida, e isso é muito importante”, afirmou.
O prefeito parabenizou a equipe pela boa aplicação dos recursos destinados à área social e, especialmente, aos alunos do curso, por aceitarem o desafio e seguirem até o final. “Com planejamento, envolvimento de todos e definindo bem as prioridades conseguimos importantes avanços na área social. A equipe fez a diferença neste projeto e graças a ele os beneficiários têm uma nova perspectiva de vida. Mas não podem parar. O aprendizado precisa ser constante, para que cada um tenha mais chances de se colocar no mercado de trabalho e mudar a própria vida. Isso depende de cada um”, apontou Pozzobom.
O instrutor Roger Bruno, que atua no Centro Pop na parte de acolhimento, disse que a meta do curso foi atingida. Ele agradeceu o apoio da administração municipal, da coordenação da área social, destacou a importância dos parceiros que contribuíram e disse que os moradores de rua podem se preparar, pois em breve serão oferecidas novas opções de cursos. A mobilizadora do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em Umuarama, Sueli Antunes de Souza Rodrigues, informou que sua instituição vai disponibilizar vagas para o Centro Pop em cursos de qualificação oferecidos periodicamente, para moradores de rua.
O curso de operador de trator agrícola teve carga de 40 horas, entre os dias 15 a 19 deste mês, com atividades teóricas e práticas. O conteúdo foi ministrado no Centro da Juventude (Ceju) para homens que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), além de visitas técnicas às empresas John Deere em Umuarama e aos campos de cana da Usina de Álcool e Açúcar Santa Terezinha, em Tapejara.
“Os participantes foram capacitados como operadores de trator agrícola para atuar de forma segura e podem aprofundar os conhecimentos caso sejam contratados. O resultado foi tão animador que vamos estudar cursos complementares para elevar ainda mais o nível técnico desses trabalhadores”, disse o instrutor Roger Bruno.
Segundo a secretária de Assistência Social, o município busca oportunidades para os moradores de rua que querem trabalhar e a iniciativa surpreendeu. “Além da qualificação técnica, eles receberam orientações para melhorar o contato pessoal, agregando valores para a construção de relações interpessoais. O curso envolveu os aspectos importantes para a reintegração social”, apontou Izamara, agradecendo às parcerias da John Deere, Usina Santa Terezinha, Senar, Cebra (consultoria que certificou os participantes) e o Sindicato Rural de Umuarama.
A entrega dos certificados teve ainda a presença do padre Machado, da Paróquia São José Operário, representantes da usina e a coordenadora do Centro Pop, Eunice de França, e a chefe da Divisão de Assistência Social, Sandra Sousa Prates.