Um morador do parque das Jabuticabeiras entrou em contato com a equipe de reportagem da TV Caiuá para fazer uma reclamação, segundo ele, em menos de uma semana foi encontrado quatro escorpiões amarelos – o mais perigoso – dentro de sua residência.
Ele disse que apesar de já ter passado veneno, os escorpiões continuam aparecendo. Um terreno vazio ao lado da sua casa, pode ser as causa.
De acordo com o morador da rua das Margaridas, na residência mora duas crianças, sendo uma delas recém-nascida, o que acaba aumentando a preocupação da família.
Equipes da vigilância sanitária estiveram no local para analisar a situação.
Escorpião
Os escorpiões têm hábitos noturnos e, durante o dia, escondem-se sob cascas de árvores, pedras e dentro de domicílios, principalmente em sapatos. Podem sobreviver vários meses sem alimento e mesmo sem água, o que torna seu combate muito difícil.
Os escorpiões picam com a cauda, causando muita dor local, que se irradia; pode ocorrer suor, vômitos e até mesmo choque. No Brasil, os de importância médica pertencem ao gênero Tityus.
Escorpião Amarelo (Tityus serrulatus)
Amarelo claro, com manchas escuras sobre o tronco e na parte inferior do fim da cauda, podendo chegar a 7cm. O quarto anel da cauda possui dentinhos formando uma serra. É encontrado nos Estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.
Tratamento
O tratamento consiste na aplicação local de anestésico e, nos casos mais graves, deve ser usado o soro antiescorpiônico ou antiaracnídico.