A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal realiza mais uma fase do Projeto Melhor Amigo, que oferece atendimento gratuito para castração de cães e gatos de famílias carentes ou indivíduos em situação de vulnerabilidade que possuam o Cadastro Único (Cad-Únido) da Secretaria Municipal de Assistência Social. São disponibilizadas 30 vagas e a ação de cadastramento será na terça-feira da próxima semana, dia 1° de outubro.
Segundo o secretário Waltinho Sucupira, podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes a partir de sete meses e adultos. “Vale ressaltar que para fazer a solicitação é preciso apresentar alguns documentos, como a Folha Resumo atualizada do Cad-Único, que deve ser solicitada e retirada no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) a que a família pertence. Também é preciso dos documentos pessoais do responsável pelo animal, comprovante de residência (também atual) e foto impressa do animal”, explica.
O diretor de Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior, o ‘Melhor Amigo’ é executado pela prefeitura e o contrato prevê o oferecimento de 30 vagas para as cirurgias de esterilização por mês. “Nós fazemos o cadastramento todo primeiro dia útil de cada mês. Depois vamos para a fase de visita pessoal para comprovação de dados declarados: nós entramos em contato por telefone e quem não atender perde a vaga. Por isso é preciso ficar atento!”, alerta o médico-veterinário.
Junior comenta ainda que a castração de animais traz diversas vantagens para os animais. “Eles reduzem em muito a ‘mania’ de demarcação de território ao urinar, redução do odor da urina e a diminuição das fugas, tornando-se mais dóceis e tranquilos. Mas sem dúvida o melhor da castração é evitar o superpovoamento nas casas, ruas e bairros inteiros”, observa.
Ele informa que as cirurgias são realizadas na Clínica Veterinária da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). “Depois de passar por todas as fases e receber o OK, a pessoa pega a autorização e leva para a Saau, que vai entrar em contato para falar a data da castração, que geralmente é feita em um prazo de mais ou menos trinta dias. Infelizmente neste momento não temos como aumentar o número de animais a serem castrados, pois a fila é grande, por isso temos este foco de disponibilizar apenas para as pessoas cadastradas nos Cras”, esclarece Junior.