Homem morre após ser picado por escorpião

Por Redação
05/10/2018 11:36
Atualizado há 6 anos ago
13303940785bb7767f1bb710.95494851

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (04) uma morte por picada de escorpião na região do Norte Pioneiro. Um morador de Wenceslau Braz foi picado na mão esquerda por um escorpião amarelo, cujo veneno é um dos mais potentes entre as espécies que ocorrem no Paraná. A situação reforça a orientação da saúde para que a população redobre os cuidados para evitar acidentes, principalmente em épocas de chuva e calor.

“O paciente foi atendido no município e transportado para Jacarezinho pelo Samu, onde recebeu o soro antiveneno. Apesar de toda assistência prestada, a evolução do caso não foi satisfatória, o que reforça a necessidade de atitudes preventivas para evitar acidentes fatais”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlo Nardi.

Nos acidentes com animais peçonhentos, como picadas de escorpiões, aranhas e serpentes, é essencial procurar assistência médica rapidamente. O Governo do Estado mantém em Curitiba o Centro de Controle de Envenenamentos do Paraná (CCE) para orientar a população e profissionais de saúde sobre os encaminhamentos quando necessário. O serviço tem atendimento 24 horas pelo telefone 0800 410 148.

Lixo e entulhos

Uma das orientações para evitar acidentes com animais peçonhentos é não acumular entulhos e lixo, o que facilita o esconderijo e a proliferação desses animais. A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, chama a atenção para o risco a que estão sujeitos principalmente crianças e idosos.

As crianças são mais sensíveis à toxidade do veneno pela baixa massa corpórea e os idosos por sua fragilidade física. No entanto, o risco aos acidentes é comum para todos, o que demanda cuidados e prevenção, ressaltou.

Números

No ano de 2017 foram registrados no Paraná mais de 17 mil acidentes com animais peçonhentos, sendo 2.396 por picada de escorpião com 3 óbitos. Em 2018, entre janeiro e outubro, o Estado contabilizou mais de 11 mil acidentes com peçonhentos, sendo que as picadas de escorpiões somaram 1.879 casos, com a confirmação de dois óbitos.

Veja também

Colisão frontal na BR 376 mata motorista de carro, chovia no momento do acidente
Há 8 minutos ago
ARA de Umuarama entrega três medalhas de sobriedade a pessoas que conseguiram...
Há 2 horas ago
Mulher que ateou fogo em policial e em motocicleta durante abordagem em Altôn...
Há 2 horas ago
Polícia Civil prende em Mato Grosso do Sul homem que iniciou a prática de abu...
Há 2 horas ago
Com atuação em onze cidades do Rio Grande do Sul mutirão do Instituto Água e ...
Há 3 horas ago
Tenente do Corpo de Bombeiros de Umuarama é designado para força-tarefa no Ri...
Há 3 horas ago
Umuarama 19°
Patchy rain nearby

Manutenção

Estamos em atualização