Balanço divulgado nesta segunda-feira, 3, revela que a Guarda Municipal de Umuarama atendeu 410 ocorrências em agosto deste ano – boa parte delas na área de trânsito, sendo 109 denúncias de veículos estacionados irregularmente. O diretor da corporação, inspetor Valdiney Rissato, informou que foram recebidas 25 reclamações de perturbação do sossego público, oito casos de roubo ou furto e três prisões de suspeitos.
A guarda também apreendeu dois veículos com adulterações, outro com placa clonada e mais um circulado com situação de baixa. A apreensão de drogas no mês passado somou 19,3 quilos (26 tabletes). “Temos um efetivo de 31 guardas que atua em sistema de plantão, atendendo ocorrências pelo telefone 153. Nossa missão é contribuir para a segurança da população com policiamento administrativo ostensivo, prevenção a infrações penais e administrativas e proteção patrimonial do município”, explicou o inspetor Rissato.
Outras ocorrências que também tiveram volume no mês passado foram abordagem de suspeitos para averiguação (44 casos); averiguação de andarilho, usuários de drogas e álcool, mendicância e indígenas (36); denúncias de pessoas em atitude suspeita próximo a residências e comércios (27); abordagem de veículo e motocicletas (14); auxílio ao trânsito para controle do tráfego de veículos e interdição de via (12); informações de sinalização de trânsito (12); e ocorrências na estação rodoviária e imediações (11).
Houve também atendimento a situações com animais (9), apreensão de veículos e motocicletas (8), furto e roubo (8), acidentes de trânsito sem vítima (7), apoio aos fiscais do Código de Posturas do Município (7); ocorrência no Pronto Atendimento e hospitais (6); brigas e discussões (6); apoio em serviços gerais da Prefeitura (5); e denúncias de derramamento óleo ou entulho (5), entre outras ocorrências.
Em menor escala, a Guarda Municipal ainda prestou apoio a outros órgãos, encaminhou pessoas para abrigos, atendeu denúncias de direção perigosa no trânsito e ocorrências por meio das câmeras de monitoramento; acidentes de trânsito com vítimas; apoio em ações da Vigilância Sanitária; cumprimento de ofício do Ministério Público para internamento em hospital psiquiátrico; ocorrências em escolas; pessoas desaparecidas ou desorientadas; apoio em ocorrências no Centro Pop, Zona Azul, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil; denúncias de porte ou uso de entorpecente, veículos abandonados, combate ao tráfico de drogas, pipa com linha de cerol, vandalismo ao patrimônio público e ocorrência no Aeroporto Municipal.