Governo ainda analisa possibilidade de retorno do horário de verão, para economia

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real.

Por Redação
27/09/2024 08:41
Atualizado há 4 meses ago
Captura de Tela 2024-09-27 às 08.34.53

Na última quinta-feira (19), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a volta da adoção do horário de verão no país. No entanto, o governo federal ainda irá avaliar o cenário, antes de optar pela medida.

Segundo o ONS, a adoção do horário de verão pode resultar em uma diminuição até 2,9% da demanda máxima de energia elétrica, e em uma economia próxima a R$ 400 milhões para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) entre os meses de outubro e fevereiro.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, uma decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Se for adotada, a medida valeria ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão. As declarações do ministro foram dadas após a reunião da ONS em que foi aprovado um indicativo de que é prudente adotar o horário de verão.

Alexandre Silveira disse que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 graças ao planejamento adotado. Por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada.

No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026. Ele afirmou que ainda não está convencido e que é necessário serenidade para avaliar alternativas e conversar com os setores interessados, antes de avançar na discussão.

Governo

Na última semana, o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou que a volta do horário brasileiro de verão é uma possibilidade real para melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações, não só energética, tem implicações econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, reconheceu o ministro.

Veja também

Motociclista fica gravemente ferido em acidente envolvendo carro em Umuarama
Há 16 horas ago
Câmeras de segurança registram mulher sendo executada em campo mourão
Há 2 dias ago
BPFRON apreende droga com passageira de ônibus na nova rodoviária
Há 2 dias ago
Corpo De Bombeiros captura lagarto em residência no Parque Ibirapuera
Há 2 dias ago
Forças de segurança se reúnem para discutir policiamento na ExpoUmuarama
Há 2 dias ago
Covardia! Mãe é agredida por filhos usuários de drogas no Conjunto Guarani
Há 2 dias ago
Umuarama 21°
Clear

Manutenção

Estamos em atualização