Exames realizados indicam que patos mortos no Lago Tucuruvi sofreram intoxicação alimentar

De acordo com os laudos, havia alimentação humana nos estômagos de todas as aves necropsiadas. Isto indica que a população está dando alimentos proibidos para estes animais.

Por Redação
07/06/2024 11:16
Atualizado há 2 semanas ago
patos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal descartou totalmente a possibilidade de contaminação das águas do Lago Tucuruvi, após receber um laudo pericial feito pelo Laboratório de Análises Ambientais. Dez patos foram encontrados mortos no dia 8 de maio e, após passarem por autópsia, veio a comprovação, de que eles morreram por intoxicação alimentar.

De acordo com os laudos, havia alimentação humana nos estômagos de todas as aves necropsiadas. Isto indica que a população está dando alimentos proibidos para estes animais como maionese, salada de batata com creme, repolho refogado, carnes, pão, doces e saladas temperadas com vinagre e limão.

Segundo o que foi apurado é um mito acreditar que o pato come qualquer coisa, visto que ele tem um sistema digestivo bastante delicado e deve ter uma alimentação específica. Os patos mortos foram enviados para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná para investigação de vigilância passiva de síndromes nervosas e respiratórias para aves e a suspeita foi descartada. Um dos animais encontrava-se prostrado e foi submetido a necropsia, porém não foram encontrados sinais sugestivos da influenza aviária, nem neste e nem em outros existentes no local. Tudo indica que o fornecimento indevido de alimentos por parte da população que frequenta o lago seguramente levou os animais à intoxicação alimentar. Algumas pessoas acreditam que dar pão aos patos é algo inofensivo, mas é muito grave, pois o carboidrato pode tornar-se uma toxina. Também é proibido dar pipoca, bolo, chocolate, bebida alcoólica, refrigerante, doces e comidas industrializadas diversas, entre outros alimentos. Segundo o relatório de ensaio do Laboratório, as amostras de água recolhidas no Lago Tucuruvi que fica entre os bairros Parque Dom Pedro II e Conjunto 26 de Junho foram analisadas conforme a Resolução do Conselho Nacional do Maio Ambiente e tudo está dentro ou bem abaixo dos índices recomendados.

Veja também

Após esfaquear a avó e tentar roubar moto, homem enfrenta a polícia e acaba m...
Há 3 horas ago
Motociclista sofre traumatismo craniano e fica em estado grave após queda de ...
Há 1 dia ago
Mais uma edição da Corrida Noturna de Umuarama acontecerá neste sábado, mais ...
Há 2 dias ago
BPFron e NEPOM apreendem em Guaíra mais de 8kg de haxixe preso ao corpo de mu...
Há 2 dias ago
Identificado trabalhador que morreu ao sofrer queda em silo em Goioerê
Há 2 dias ago
Na Câmara de Vereadores, umuaramenses são homenageados como cidadão honorário...
Há 2 dias ago
Umuarama 26°
Cloudy

Manutenção

Estamos em atualização