A Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar, detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico em 345 cidades do estado do Paraná e também em Porto União, no estado de Santa Catarina. Em Umuarama a captação de água provém da bacia do rio Piava, que fica a cerca de 8km da estação de tratamento. Por hora são tratados aproximadamente 1 milhão de litros de água.
A recepção da água in natura, como é chamada, acontece por meio de bombeamento, após chegada na estação a água recebe uma dosagem de geocalcio, que tem como objetivo corrigir o PH. Depois vem o floculante para a junção das partículas sólidas, posteriormente passa pelo processo de decantação e logo após a filtragem. Tudo isso, leva cerca de uma hora. A empresa de mais de 60 anos de existência ganhou no mês de abril o prêmio de melhor do mundo em ações para a universalização do saneamento.
Devido a todo o processo de tratamento da água para que ela chegue com qualidade até a torneira do consumidor é preciso consciência da população de que, diante de uma situação de crise, o desabastecimento é inevitável até que o problema seja resolvido e a normalidade na distribuição seja reestabelecida.