Estação de tratamento da Sanepar trata cerca de 1 milhão de litros de água por hora, em Umuarama

Devido a todo o processo de tratamento da água para que ela chegue com qualidade até a torneira do consumidor é preciso consciência da população de que, diante de uma situação de crise, o desabastecimento é inevitável.

Por Redação
11/06/2024 13:27
Atualizado há 1 mês ago
sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar, detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico em 345 cidades do estado do Paraná e também em Porto União, no estado de Santa Catarina. Em Umuarama a captação de água provém da bacia do rio Piava, que fica a cerca de 8km da estação de tratamento. Por hora são tratados aproximadamente 1 milhão de litros de água.

A recepção da água in natura, como é chamada, acontece por meio de bombeamento, após chegada na estação a água recebe uma dosagem de geocalcio, que tem como objetivo corrigir o PH. Depois vem o floculante para a junção das partículas sólidas, posteriormente passa pelo processo de decantação e logo após a filtragem. Tudo isso, leva cerca de uma hora. A empresa de mais de 60 anos de existência ganhou no mês de abril o prêmio de melhor do mundo em ações para a universalização do saneamento.

Devido a todo o processo de tratamento da água para que ela chegue com qualidade até a torneira do consumidor é preciso consciência da população de que, diante de uma situação de crise, o desabastecimento é inevitável até que o problema seja resolvido e a normalidade na distribuição seja reestabelecida.

Veja também

Morador de Cafezal do Sul é morto por golpes de faca após discussão por causa...
Há 5 horas ago
Morador de Cafezal do Sul é morto por golpes de faca em via pública
Há 8 horas ago
Aciu orienta empresários sobre acessibilidade no comércio
Há 11 horas ago
Ministério Público denuncia por homicídio com dolo eventual motorista que atr...
Há 13 horas ago
Fim de semana continua com tempo instável em Umuarama e região
Há 14 horas ago
Drogas são encontradas em vaso sanitário durante prisão de acusado de estupro...
Há 14 horas ago
Umuarama 10°
Fog

Manutenção

Estamos em atualização