Dois cavalos foram resgatados em situação de maus tratos na cidade de Cruzeiro do Oeste. Os dois animais estavam amarrados e abandonados em uma área de mata. Além disso, ambos estavam com ferimentos nas patas, o que dificultava eles se manterem de pé. Os cavalos foram resgatados pela vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Oeste juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Após ficarem sabendo da situação, os agente públicos foram até o local. Ao chegarem, encontraram ambos os animais amarrados e em meio à uma área de mata.
Após retirarem as cordas que prendiam os cavalos, foi constatado que os dois estavam com ferimentos graves e expostos nas patas. Além disso, devido ao estado de critico de saúde dos animais, eles mal conseguiam se manterem de pé.
Depois de serem resgatados, os animais foram encaminhados para o Instituto Veterinário do da Unipar, para passarem por tratamento após a situação de maus tratos. Agora, segundo informações da equipes os dois cavalos já apresentaram melhoras e continuam em recuperação.
A Secretaria de Saúde juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente continua atuando no combate a maus tratos contra animais. Vale ressaltar que, esse ato é considerado crime, em os casos de abuso ou maus-tratos a animais pode resultar em detenção de 1 a 4 anos, além do pagamento de multa.