Dia D da vacinação contra a poliomielite será neste sábado em todo Paraná

No Dia D, sete unidades de saúde vão atender em horário especial, das 8h às 17h: Posto Central, Guarani/Anchieta, Jardim Lisboa e Vitória Régia, além dos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza

Por Redação
07/06/2024 11:24
Atualizado há 1 mês ago
dia d polio

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o reforço da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que será encerrada no dia 14 de junho (sexta-feira da próxima semana). Pais e responsáveis devem ficar atentos e aproveitar a oportunidade para vacinar seus filhos no próximo sábado (8), quando acontece o Dia D para imunização contra a paralisia infantil (como é conhecida a pólio).

Segundo o secretário de Saúde, Edson dos Santos Souza, é fundamental que todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos (especificamente 4 anos, 11 meses e 29 dias) recebam ‘a gotinha que salva vidas’. “Como já comentamos, no dia 19 de março de 1989, há 35 anos, o Brasil confirmava o último caso de poliomielite em território nacional, antes mesmo do último registro no continente americano. E temos que lutar para que isso fique no passado, pois a pólio é uma doença realmente perigosa, muitas vezes incapacitante e até fatal. Mas graças a Deus tudo pode ser evitado com apenas uma gotinha da vacina”, afirma.

No Dia D, sete unidades de saúde vão atender em horário especial, das 8h às 17h: Posto Central, Guarani/Anchieta, Jardim Lisboa e Vitória Régia, além dos distritos de Lovat, Serra dos Dourados e Santa Eliza. “Para as crianças menores de um aninho os pais devem levar para atualizar a caderneta, já as crianças de um a quatro anos completos devem tomar uma dose do imunizante”, detalha o secretário.

Por isso a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite é uma das mais importantes e conhecidas da população, conforme indica a responsável Divisão de Imunizações, Vitória Todero Uliana. “Temos 6.146 crianças nesta faixa etária e a meta é vacinarmos pelo menos 95% deste público, ou seja, cerca de 5.840. Contamos com o apoio e a dedicação de pais e responsáveis para que consigamos atingir essa meta e mantermos nosso status de certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem”, observou.

Veja também

Morador de Cafezal do Sul é morto por golpes de faca após discussão por causa...
Há 6 horas ago
Morador de Cafezal do Sul é morto por golpes de faca em via pública
Há 9 horas ago
Aciu orienta empresários sobre acessibilidade no comércio
Há 12 horas ago
Ministério Público denuncia por homicídio com dolo eventual motorista que atr...
Há 14 horas ago
Fim de semana continua com tempo instável em Umuarama e região
Há 15 horas ago
Drogas são encontradas em vaso sanitário durante prisão de acusado de estupro...
Há 15 horas ago
Umuarama 10°
Fog

Manutenção

Estamos em atualização