A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Umuarama (Comdec) divulgou nesta segunda-feira, 1, relatório de atendimentos realizados pela Defesa Civil e Guarda Municipal na manhã do último domingo, 30, devido às fortes chuvas registradas na Capital da Amizade e região. Foram registrados dez destelhamentos parciais de residências, quedas de árvores e postes, com interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica.
Os moradores assistidos pela Defesa Civil receberam lonas para cobrir provisoriamente os telhados danificados, até a substituição das telhas. Nas dez residências atingidas, cerca de 30 pessoas tiveram problemas com as chuvas. “O problema maior foi a ventania, que arrancou telhas e derrubou árvores e postes. A chuva não registrou grande volume. Felizmente ninguém ficou ferido ou desabrigado”, comentou o inspetor Enivaldo Ribeiro, coordenador da Comdec.
O destelhamento atingiu moradias do Córrego Longe, Jardim Cruzeiro, Parque Alto da Paraná e Avenida Portugal, onde as rajadas de vento tiveram mais força. A Defesia Civil distribui lonas e telhas para os atingidos. Também foram registradas oito quedas de árvores e galhos grandes das espécies sibipiruna, pata de vaca, ipê, embaúva e goiabeira, algumas delas causando interdições parciais em vias públicas.
Na rua Bela Vista um poste se quebrou e caiu, causando uma interrupção momentânea no fornecimento de energia elétrica, no Córrego Longe, e no trevo saída para Maria Helena (na rodovia PR-480) seis postes foram derrubados pelo vento, afetando a rede de energia e colocando motoristas em risco. “A ação da Defesa Civil foi rápida, coordenando a desobstrução da via e evitando maiores”, completou Ribeiro. Em caso de sinistros e incidentes provocados pelas chuvas, o contato da Defesa Civil é o e-mail [email protected] e os telefones 199 e (44) 3906-1111.