Um caso de maus-tratos foi registrado na tarde de terça-feira (16) no município de Perobal. O conselho tutelar com apoio da Polícia Militar flagrou duas crianças, uma de 1 ano e 4 meses e outra de 6 anos em situação de abandono em frente à casa onde moram com a mãe, na rua Timbó.
As duas meninas foram encontradas tomando água em uma caixa da água, utilizada pelos animais de rua que matam a sede no local.
De acordo com os conselheiros tutelares, a residência está sem nenhuma estrutura e, a mãe, com frequência deixa as criança sozinhas no imóvel. “Na casa em que as crianças moravam não há energia elétrica ou saneamento básico. O imóvel foi construído onde há alguns anos funcionava um lixão”, disse.
A menina mais velha, a de seis anos, relatou para as conselheiras que sempre fica sozinha na casa cuidando da irmã mais nova.
A mãe das pequenas foi localizada e presa em flagrante pelo crime de abandono material – que é quando o responsável deixa de prover das necessidades básicas aos menores. A detenção para o crime é de seis meses à quatro anos de prisão.
As crianças foram acolhidas e posteriormente entregues para um abrigo de Umuarama.
O caso foi repassado para a vara da infância e juventude da cidade.