Um menino de seis anos foi picado por um escorpião amarelo na tarde desta terça-feira (6). O fato aconteceu na cidade de Flórida, região de Maringá. Ele precisou ser transferido de helicóptero para o hospital.
Informações preliminares são de que o aracnídeo estava no tênis. Quando o garoto colocou o calçado foi picado no pé. Ele estava na casa de sua avó.
O menino foi socorrido por uma ambulância do município e, devido a gravidade do ferimento, foi transferido pelo helicóptero do Samu para Hospital Universitário, de Maringá.
Este é o segundo caso recente de crianças que foram vítimas de escorpiões amarelos. Na última sexta-feira (2) um bebê de apenas um ano e meio foi picado em Maringá.
Medidas preventivas
– Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los
– Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha
– Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados
– Manter berços e camas afastados das paredes, no mínimo 10 cm, e evitar que mosquiteiros e roupas de cama esbarrem no chão.
– Tomar cuidado especial ao encostar-se em locais escuros e úmidos e com presença de baratas
– Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas
– Vedar soleiras de portas com rolos de areia
– Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques
– Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões
– Realizar roçagem de terrenos.
(Informações: Plantão Maringá e Prefeitura de Londrina)
Com informações: Maringá na Hora