O Comitê de Acompanhamento das Ações de Combate à Dengue de Umuarama realiza nesta quinta-feira, 18, a partir das 14h, a reunião ordinária de outubro. Além da aprovação da ata da reunião anterior, a pauta prevê apresentação do relatório da Vigilância Ambiental com as atividades realizadas em setembro e o planejamento das ações para o “Dia D’ de combate à dengue, além de assuntos gerais. A participação é aberta a toda a comunidade.
Neste ano, o “Dia D” será realizado em 24 de novembro, com ações concentradas na Praça Arthur Thomas. A reunião será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na Avenida Duque de Caxias, entre o Sesc/Umuarama e o Tiro de Guerra 05.012. O comitê reúne representantes da saúde pública nas esferas municipal e estadual e lideranças de entidades representativas da sociedade organizada de Umuarama, sob a presidência de Lígia Adriana dos Santos.
Conforme os últimos números da dengue, apontados pelo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa), realizado em setembro, foi verificada a presença de larvas do mosquito transmissor em 0,5% das moradias, em média. Exigem mais atenção localidades com índice mais elevado, como Parque Castelo Branco (5,71%), Conjunto Sonho Meu (5)%), Jardim Independência (4,54%), região do Colégio Paulo Freire (3,57%), Jardim Verde Vale (2,94%) e Parque Dom Pedro (2,85%). O próximo levantamento deve ser feito em novembro.
Quanto à incidência de dengue, Umuarama tem 35 localidades com notificação, das quais duas contam com casos confirmados, ambos autóctones (contraídos no território do município). Outros 73 casos suspeitos foram notificados, porém sem confirmação. Na última semana o comitê da dengue, agentes de combate a endemias e voluntários realizaram uma grande ação de conscientização dos moradores no Conjunto Sonho Meu, que tem alto índice de infestação do mosquito.