Com atuação em onze cidades do Rio Grande do Sul mutirão do Instituto Água e Terra completa 10 dias de trabalho no estado gaúcho

São atualmente 67 técnicos do órgão ambiental à disposição da Defesa Civil do estado gaúcho.

Por Redação
24/05/2024 11:51
Atualizado há 8 meses ago

A equipe de voluntários do Instituto Água e Terra, IAT, completou dez dias de atuação ininterrupta para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. São atualmente 67 técnicos do órgão ambiental à disposição da Defesa Civil do estado gaúcho.

O grupo está trabalhando em duas frentes: limpeza urbana e distribuição de água potável por meio de caminhões-pipa; e no resgate de pessoas, animais e apoio logístico com embarcações e caminhonetes 4×4. Neste momento, a ação de limpeza pública de ruas, praças, escolas, creches e hospitais, está concentrada nos municípios de Estrela, Colinas, Roca Sales, Arroio do Meio, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Sinimbu e Rio Pardo.

No início da semana noticiamos sobre a iniciativa do Instituto Água e Terra, devido à falta de caminhões pipa para a realização da limpeza dos espaços públicos no estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, após contato com prefeitos da região, o comboio com 30 caminhões, sendo um deles de Umuarama, saiu no domingo passado com destino ao estado gaúcho.

A assistência logística, com o suporte de sete caminhonetes 4×4 e cinco barcos para resgates, colabora com a distribuição de alimentos, água e medicamentos e também no transporte de insumos e mantimentos no estado. Essa parte do grupo, com 22 pessoas, está concentrado na região do Lago Guaíba, em Porto Alegre. A previsão é que a força-tarefa siga pelo menos até o dia 29 de maio na região. Os caminhões-pipa integram o projeto Patrulha Ambiental, inciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, executada pelo IAT. O Paraná tem prestado apoio às cidades gaúchas com o envio de forças de segurança, equipamentos e alimentos. Além de dezenas de bombeiros para trabalhar nos resgates, foram enviados policiais militares para ajudar a coibir roubos e saques nos locais mais afetados, policiais civis para apoiar as autoridades locais e profissionais da Polícia Científica. Por meio da Defesa Civil, já foram enviados mais de 8,4 mil toneladas de alimentos e mantimentos arrecadados pela campanha SOS RS. O Governo do estado do PR enviou também viaturas, caminhões-tanque, embarcações e helicópteros, que estão sendo utilizados em diversas frentes de trabalho, além de bolsas de sangue, medicamentos e profissionais de outras áreas.

Veja também

Moradores de Mariluz sofrem afogamento em Matinhos; vítima está em estado grave
Há 13 horas ago
Sociedade Rural se reúne com forças de segurança para planejar a ExpoUmuarama...
Há 14 horas ago
Confeiteira transforma receitas de família em alimentação saudável
Há 22 horas ago
Mulher é presa vendendo crack próximo a antiga rodoviária
Há 23 horas ago
BPFron apreende carro carregado de celulares contrabandeados
Há 23 horas ago
Carro da secretaria de saúde se envolve em acidente no Jardim Canadá
Há 23 horas ago
Umuarama 27°
Sunny

Manutenção

Estamos em atualização