Cemil é um dos oito hospitais no Paraná a integrar o programa nacional de prevenção de infecções hospitalares

O foco principal do programa é reduzir três tipos de infecções dentro das unidades de terapia intensiva.

Por Redação
18/03/2025 12:58
Atualizado há 3 meses ago

“A busca pela excelência e a evolução contínua fazem parte da nossa missão. Participar de um programa dessa magnitude nos coloca lado a lado com os maiores hospitais do país e reforça nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes.” – destacou o Dr. João Jorge Hellú, superintendente do Hospital Cemil, durante a visita técnica da equipe do projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, realizada na última semana.

A Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, é referência em qualidade assistencial e uma das 118 instituições de saúde no Brasil e uma das oito no Paraná que participam dessa importante iniciativa nacional, que tem como objetivo reduzir infecções hospitalares e aprimorar protocolos de segurança dentro das Unidades Hospitalares.
O que é o Programa “Saúde em Nossas Mãos”?

Lançado dentro do Programa Nacional de Segurança do Paciente, o “Saúde em Nossas Mãos” é um projeto que reúne os maiores hospitais do Brasil na implementação de protocolos para reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde, que podem impactar a recuperação dos pacientes e aumentar o tempo e o custo da internação.
A iniciativa parte da premissa de que “todos ensinam e todos aprendem”, promovendo uma metodologia colaborativa entre os hospitais participantes, onde a partilha de experiências e boas práticas contribui para a evolução conjunta das unidades de saúde.

O foco principal do programa é reduzir três tipos de infecções dentro das unidades de terapia intensiva:
1. Infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter venoso central, com redução de 46 por cento.
2. Pneumonia associada à ventilação mecânica, com redução de 52 por cento.

3. Infecção do trato urinário associada ao cateter vesical, com redução de 68 por cento.
Além disso, o projeto tem como pilar essencial o aprimoramento dos protocolos de higienização das mãos, um dos fatores mais eficazes na prevenção de infecções hospitalares.

Visita técnica ao Hospital Cemil

Na última semana, o Hospital Cemil recebeu uma equipe do projeto para avaliações técnicas, treinamentos e capacitações com representantes e líderes de todos os setores do hospital. Durante a visita, foram debatidas estratégias de segurança do paciente, reforçadas as diretrizes do programa e comprovadas oportunidades de melhorias para tornar os protocolos internos ainda mais eficientes.

A administradora do hospital, Renilde Alvarenga, destacou a relevância dessa participação. Segundo ela, a segurança do paciente está no centro das ações da instituição. “O envolvimento do Hospital Cemil neste projeto não apenas eleva a qualidade da assistência prestada, mas também reduz custos operacionais, garantindo maior eficiência nos processos hospitalares, destacou.

Segundo ela, ao reduzir infecções, o hospital pode diminuir o tempo de internação dos pacientes, evitar complicações que incluam procedimentos adicionais, melhorar a recuperação dos pacientes com menos riscos de reinternação e reduzir custos com medicamentos e insumos hospitalares.

Veja também

Motociclista fica gravemente ferido em colisão traseira no centro de Umuarama
Há 4 horas ago
Colisão frontal mata estudante de medicina e deixa três feridos na BR-369
Há 9 horas ago
Contratou acompanhante, foi assaltado e acabou preso em Umuarama
Há 9 horas ago
Suposto racha termina em tragédia com três mortos e um ferido na PR-897
Há 9 horas ago
SRU anuncia data Expo Umuarama 2026 com promessa de manter curva de crescimento
Há 9 horas ago
Motociclista cai em bueiro sem tampa e fica em estado grave em Umuarama
Há 13 horas ago
Umuarama 18°
Partly Cloudy

Manutenção

Estamos em atualização