A prefeitura de Umuarama agiu rápido depois de uma matéria publicada no último domingo (25) pelo site da TV Caiuá. A reportagem mostrou a revolta de um morador, Reginaldo Lopes, 38, que em forma de protesto, pintou alguns buracos na rua Marialva, próximo ao lago Aratimbó. O município enviou uma equipe na segunda-feira (26) para realizar a manutenção da via, que vem sofrendo há anos com o desgaste provocado com o intenso trafego de veículos e também com as fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas.
O morador ficou satisfeito com a ação mesmo que de forma provisória, já que segundo ele, sempre que uma chuva mais intensa atinge o município, os buracos voltam a se formar, devido a fragilidade do material utilizado.
Reginaldo explicou que os reparos já amenizam os transtornos que moradores e motoristas vinham tendo ao passarem pelo local.
Entenda o caso
Cansado de pedir e esperar soluções para problemas que aparecem há anos na rua Marialva, o morador recorreu à criatividade e ao bom humor para chamar a atenção das autoridades. Ele circulou com tinta buracos no asfalto. O principal alvo dos protestos é a “buraqueira” que surge e só aumenta a cada chuva, conforme explicou o responsável pela intervenção Reginaldo.
Segundo ele, a namorada é quem mora no local. Ainda conforme Lopes, constantemente o casal flagra motorista tendo o veículo danificado após passar pelos buracos. Suspensões quebradas, freios que estouram e, principalmente, pneus estourados.
Vítima constante dos buracos, Reginaldo decidiu arrumar um jeito de sinalizar as erosões. Utilizando uma vassoura e com um balde cheio de tinta branca a base de água, ele percorreu a rua pintando alguns dos locais que necessitam de reparos. “Decidi tentar, pelo menos, avisar os motoristas que tem um buraco ali na frente porque as ruas são escuras, então acho que é um trabalho válido. Fica muito mais visível, quando os motoristas veem uma faixa branca, já tomam um pouco mais e cuidado, sabem que tem alguma coisa ali. Se não tem nada pintado, vão vir com tudo, como sempre fazem”, Explicou.
O trabalho foi realizado na tarde de sábado (25) e durou pouco mais de 30 minutos. Apesar de ter sinalizado apenas seis buracos, Reginaldo informou que na rua há muito mais.