Nos últimos 15 anos, quase 300 pessoas perderam parcial ou totalmente a visão após cirurgias de catarata realizadas em mutirões pelo país. O problema pode ter diversas causas, mas a escolha de profissionais habilitados e locais seguros é essencial para garantir um procedimento bem-sucedido e prevenir complicações.
Quando realizada corretamente, a cirurgia de catarata não costuma causar dor no pós-operatório. Para os médicos do Hospital Oftalmológico Ofta Vitta, Dr. Augusto Legnani e Dr. Paulo Igor, é fundamental que os pacientes escolham um serviço de referência para evitar riscos desnecessários.
A aposentada Yara Lúcia Rezende, de Umuarama, é um exemplo de sucesso. Com a visão prejudicada a ponto de afetar suas atividades diárias, ela procurou um oftalmologista de confiança e recebeu o diagnóstico de catarata. Após cirurgias em ambos os olhos, com intervalo de uma semana entre os procedimentos, Dona Yara recuperou sua visão e sua qualidade de vida.
A catarata pode afetar qualquer pessoa, pois está diretamente relacionada ao envelhecimento. O único tratamento eficaz é a cirurgia, que ainda permite a correção de outras doenças oculares durante o procedimento.