A apreensão aconteceu no sábado dia 15, quando o BPFRON de Umuarama recebeu informações de que em uma propriedade rural próximo a Estrada Vacilio Boiko, em Assis Chateaubriand, havia intensa movimentação de veículos durante a noite e ao amanhecer, e que, no imóvel não havia pessoas residindo.
Diante das informações, a equipe foi até o local, onde verificou que tinha uma casa abandonada aberta, sem porteiras ou cercas fechadas ao redor. Embora não sendo localizada nenhuma pessoa, foi observado diversos rastros recentes de automóvel no local. Nas proximidades da residência, foi encontrado diversas ferramentas como enxada, pás e carrinhos de mão sujos de terra, indicando que teriam sido utilizados recentemente. Considerando a fundada suspeita, foi empregado o cão de faro de entorpecentes Nero do batalhão de fronteira.
Após as buscas, dentro de uma cisterna enterrada foram apreendidos 200 cartuchos de calibre 5.56, e, 1675 de calibre 7.62, além de 210,200 kg de haxixe e 2.015,300kg de maconha. Com esta apreensão o BPFRON de Umuarama causou um prejuízo de 17 milhões de reais aos criminosos.