O aluno Kaiky Luis Aguilar Mello, da Escola Municipal Carlos Gomes, de Umuarama, venceu a etapa nacional do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, na categoria redação. O tema trabalhado neste ano foi “Responsabilidade compartilhada: a contribuição das famílias no desafio dos resíduos”. Participaram da iniciativa mais de 230 mil alunos (redação e desenho) da rede pública de ensino de 2.462 escolas de 298 municípios.
Kaiky receberá como premiação um notebook, mesmo prêmio de sua professora, enquanto a escola faturou um projetor. A entrega será às 9h desta sexta-feira, 9, no anfiteatro da Prefeitura. Na etapa regional, o aluno já havia ganhado uma bicicleta e sua professora Rosineide Aparecida da Silva havia faturado um tablet, enquanto a Escola Carlos Gomes ganhou um miniprojetor. Ele recebe agora os parabéns do prefeito Celso Pozzobom e da secretária municipal de Educação, Mauriza Lima, pelo grande feito, “que muito orgulha a nossa cidade”, disse o prefeito.
Na etapa final não há primeiro, segundo ou terceiro lugar. As três melhores redações são consideradas vencedoras. Por isso, Kaiky divide o lugar mais alto do pódio com um aluno de Campo Verde (MT) e uma aluna de Montes Claros (MG). A etapa regional do PEA foi promovida pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária (Adita) em Umuarama. Kaiky concorreu com 1.270 alunos do 5º ano do ensino fundamental.
“O tema sustentabilidade e responsabilidade ambiental é levado para dentro das escolas para que as crianças comecem a ter contato com o uso consciente e o descarte correto. A ideia é construir uma nova geração socioambiental”, destacou o coordenador regional de Operações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) no Paraná, Fabio Macul.
Para as atividades foram distribuídos kits educativos aplicados nas salas de aula com alunos do ensino fundamental. Todo material segue os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). “Esse trabalho tem início no começo do ano com a entrega do material educativo e formação dos professores. Após a produção das redações e desenhos, a própria escola faz uma pré-seleção e encaminha os melhores materiais. A partir daí é feita a premiação dos alunos”, explicou o gerente Operacional da Adita, Waldir José Baccarin.
Neste ano, a iniciativa reuniu mais de 7 mil estudantes de 51 escolas das cidades de Maringá, Umuarama e Campo Mourão. O prefeito Celso Pozzobom parabeniza o vencedor nacional, “uqe é um orgulho para a nossa cidade”, e lembra que 22 escolas de Umuarama participaram do concurso e quase 2.650 alunos foram inscritos – sendo 1.375 do 4º ano do fundamental na modalidade desenho e 1.270 do 5º ano em redação. “Os alunos estudaram, debateram e adquiriram conhecimentos para participar deste concurso, com o tema resíduos sólidos, uma responsabilidade que exige a contribuição e o envolvimento das famílias na separação e destinação”, afirmou.