A nova ligação da PR-323 ao centro de Umuarama, pelo Jardim Espanha, está recebendo os últimos serviços e deve ser inaugurada pelo prefeito Celso Pozzobom nos próximos dias. Nesta segunda-feira, 12, a empresa responsável pela obra concluiu os trechos que restavam de pavimentação, após a preparação com solo-cimento e os ajustes na geometria dos canteiros. A extensão da Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes, que conecta a rodovia à Avenida Parigot de Souza (ao lado do cemitério municipal) já recebeu asfalto, calçamento, grama, iluminação, drenagem pluvial e ponte, com espaço seguro para o trânsito de veículos e pedestres.
A Prefeitura iniciou o serviço pela construção da ponte sobre o ribeirão Pinhalzinho, que custou cerca de R$ 1,2 milhão. Depois foram construídos os aterros, galerias pluviais, iluminação em LED, calçadas laterais, ornamentação com grama esmeralda e o asfalto. O canteiro central e as caçadas laterais receberam cerca de 2m de grama esmeralda, enquanto as encostas estão sendo gramadas com a variedade mato-grosso, que ajuda a segurar a terra e evitar a erosão.
Um grande número de mudas de ipê de cores variadas também foi plantado ao lado das calçadas. “Quando essas árvores florescerem, teremos um novo cartão-postal de Umuarama, uma via moderna, muito útil e que vai desafogar o tráfego intenso de veículos que entram e saem da cidade, pela PR-323, rumo à região central”, comentou o prefeito Celso Pozzobom.
A Avenida Ariovaldo Rodrigues de Moraes ganhou passeios seguros para pedestres (duas faixas de grama e uma calçada de 1,20 m em paver, somando três metros de largura). O prefeito lembra que a obra é realizada com recursos próprios – tanto a ponte quanto o asfalto e a iluminação. A etapa atual de obras recebe o investimento de R$ 1 milhão 119 mil.
O secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, lembra que o projeto inclui trechos de asfalto novo, reperfilamento e recape na parte mais antiga da avenida. São 420 metros de galerias pluviais, 310 metros lineares de pavimentação em duas vias e 880 metros de recape, mais 640 metros de calçamento em paver.
“O próximo e último passo é implantar a sinalização para orientar o tráfego. Vamos instalar 97 placas, além das faixas de pedestre, preferenciais e divisórias das pistas visando o controle, advertência, orientação e informação aos usuários. As calçadas receberam 70 mudas de ipês e o projeto de iluminação tem 1.180 metros de extensão, nos dois sentidos”, informou o secretário Isamu Oshima. A Diretoria de Trânsito (Umutrans) já implantou semáforo no entroncamento da Ariovaldo Moraes com a Avenida Parigot de Souza e reforçou a sinalização.