A Polícia Militar do Paraná, através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), no âmbito da Operação Protetor em ação conjunta com agentes da PRF, aprenderam mais de uma tonelada de maconha. A operação foi realizada pela 4ª Companhia do BPFRON em ação conjunta com agentes da Polícia Rodoviária Federal.
A operação ocorreu na madrugada do dia 30 de setembro de 2024, por volta das 03h. A ação foi realizada na área rural do distrito de Quarto Centenário-PR.
A operação visa combater o tráfico de drogas, armas, contrabando e entrada de mercadorias ilegais, reforçando a segurança na região de fronteira e protegendo a comunidade local.
As equipes policiais do BPFron e PRR montaram um cerco com objetivo de abordar um veículo Amarok de cor branca, a qual havia se evadido de uma fiscalização das equipes PRF, iniciando assim um acompanhamento tático. Com o cerco montado o condutor do veículo suspeito abandonou o veículo em meio a uma mata, colocando galhos e panos pretos sob a caminhonete com a intenção de camufla-lá. Porém através do tirocínio das equipes policiais foi logrado êxito em localizar o veículo, sendo constatado o mesmo estar carregado com 1.192,450kg (um mil, cento e noventa e dois quilos e quatrocentos e cinquenta gramas), no seu interior ainda foi encontrado um sistema, contendo dois galões de diesel, o qual é utilizado para soltar fumaça pelo escapamento do veículo afim de dificultar as ações policiais em eventuais abordagens, ainda foi possível constatar que o veículo havia alerta de furto na cidade de Niterói-RJ na data de 11/07/2024.
O veículo e o entorpecente foram aprendidos e encaminhados para os demais procedimentos da polícia judiciária. O prejuízo ao crime foi avaliado em aproximadamente R$2.511.900,00