Prefeitura desobstrui bueiros e galerias pluviais em bairros de Umuarama

Por Redação
04/10/2018 07:49
Atualizado há 5 anos
13421587485bb5ef7a44c247.67796469

A obstrução de um poço de visita na rua José Balan, entre o Jardim Petrópolis e o Parque Laranjeiras, levou a Prefeitura a arrancar parte do asfalto nesta semana para avaliar e resolver a situação. Este é um dos problemas enfrentados diariamente por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos que vem fazendo manutenção, limpeza e reparos nas redes de galerias pluviais que cortam a cidade.

Nos meses de agosto e setembro, cerca de 350 bueiros, pontos de ligação e poços de visita foram desobstruídos pela equipe, que conta com o respaldo de um caminhão especial com jatos d’água de alta pressão e uma potente bomba de sucção. “Com o equipamento, retiramos toda a terra, areia e resíduos de dentro dos tubos e liberamos a passagem da água das chuvas”, explicou o secretário de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Nos últimos dois meses, o serviço foi realizado nos bairros Primeiro de Maio, Conjunto Ouro Preto, Córrego Longe e atualmente a equipe trabalha no Parque D. Pedro I, que conta com 95 bueiros – dos quais cerca de 50 já foram desobstruídos. “Em alguns casos é necessário cortar o asfalto, como aconteceu na rua José Balan – onde a capa asfáltica será colocada nesta sexta-feira, 5. Nos últimos dias, precisamos abrir 12 poços de visita, que estavam totalmente lacrados de terra e detritos”, disse o secretário.

Esse tipo de limpeza de bueiros e galerias nunca foi feito em Umuarama, apesar dos problemas sérios e recorrentes com o escoamento da água das chuvas. “O investimento é relativamente baixo, se comparado com a limpeza tradicional (que exige a abertura da tubulação) e os resultados são muito bons. Não tivemos mais alagamentos na região da Prefeitura, onde começamos a utilizar o caminhão, ainda no ano passado”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.

Pozzobom assegurou que o trabalho vai continuar nos próximos meses, atendendo bairros inteiros e também pontos específicos comunicados por meio da Ouvidoria e pedidos da população. “É importante lembrar que o trabalho não envolve apenas a boca de lobo – a equipe desobstrui totalmente a passagem da água das chuvas pela tubulação e poços de visita, por isso o serviço às vezes é mais demorado em alguns pontos”, disse.

Com a mangueira de alta pressão, o caminhão limpa tubulações com extensão de 50 metros ou mais. Os resíduos recolhidos são transportados até o aterro sanitário para o descarte.

Veja também

Fiscais do Instituto Água e Terra estão em Umuarama averiguando mercados a fi...
Há 1 minuto
Seesu propõe a Uopeccan pagamentos em caráter indenizatórias até marco de 2024
Há 8 minutos
Motorista de caminhonete furtada é denunciado por tentativa de homicídio, ele...
Há 15 minutos
Usuário denuncia boca de fumo na região central de Douradina
Há 50 minutos
Motorista com suspeita de embriaguez bate com carro em poste na Avenida Maringá
Há 1 hora
Colisão entre dois carros no Jardim Aratimbó mobiliza atendimento do Corpo de...
Há 2 horas
Umuarama 28°
Patchy rain possible

Manutenção

Estamos em atualização