Prefeitura desobstrui bueiros e galerias pluviais em bairros de Umuarama

Por Redação
04/10/2018 07:49
Atualizado há 6 anos
13421587485bb5ef7a44c247.67796469

A obstrução de um poço de visita na rua José Balan, entre o Jardim Petrópolis e o Parque Laranjeiras, levou a Prefeitura a arrancar parte do asfalto nesta semana para avaliar e resolver a situação. Este é um dos problemas enfrentados diariamente por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos que vem fazendo manutenção, limpeza e reparos nas redes de galerias pluviais que cortam a cidade.

Nos meses de agosto e setembro, cerca de 350 bueiros, pontos de ligação e poços de visita foram desobstruídos pela equipe, que conta com o respaldo de um caminhão especial com jatos d’água de alta pressão e uma potente bomba de sucção. “Com o equipamento, retiramos toda a terra, areia e resíduos de dentro dos tubos e liberamos a passagem da água das chuvas”, explicou o secretário de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos, Isamu Oshima.

Nos últimos dois meses, o serviço foi realizado nos bairros Primeiro de Maio, Conjunto Ouro Preto, Córrego Longe e atualmente a equipe trabalha no Parque D. Pedro I, que conta com 95 bueiros – dos quais cerca de 50 já foram desobstruídos. “Em alguns casos é necessário cortar o asfalto, como aconteceu na rua José Balan – onde a capa asfáltica será colocada nesta sexta-feira, 5. Nos últimos dias, precisamos abrir 12 poços de visita, que estavam totalmente lacrados de terra e detritos”, disse o secretário.

Esse tipo de limpeza de bueiros e galerias nunca foi feito em Umuarama, apesar dos problemas sérios e recorrentes com o escoamento da água das chuvas. “O investimento é relativamente baixo, se comparado com a limpeza tradicional (que exige a abertura da tubulação) e os resultados são muito bons. Não tivemos mais alagamentos na região da Prefeitura, onde começamos a utilizar o caminhão, ainda no ano passado”, lembrou o prefeito Celso Pozzobom.

Pozzobom assegurou que o trabalho vai continuar nos próximos meses, atendendo bairros inteiros e também pontos específicos comunicados por meio da Ouvidoria e pedidos da população. “É importante lembrar que o trabalho não envolve apenas a boca de lobo – a equipe desobstrui totalmente a passagem da água das chuvas pela tubulação e poços de visita, por isso o serviço às vezes é mais demorado em alguns pontos”, disse.

Com a mangueira de alta pressão, o caminhão limpa tubulações com extensão de 50 metros ou mais. Os resíduos recolhidos são transportados até o aterro sanitário para o descarte.

Veja também

Homem de 49 anos é encontrado por vizinhos em óbito com ferimento na cabeça a...
Há 4 horas
Duas toneladas e meia de maconha são apreendidas após ação conjunta da PRF e ...
Há 5 horas
Ladrão furta mais de dois mil reais de idoso de 90 anos em Cruzeiro do Oeste
Há 6 horas
Acordando cansada? Confira agora dicas para ter mais disposição
Há 6 horas
Como Adotar Hábitos Transformadores para Alcançar seus Objetivos
Há 6 horas
Como organizar tempo e tarefas do seu dia a dia? Confira algumas dicas nesta ...
Há 6 horas
Umuarama 26°
Sunny

Manutenção

Estamos em atualização